quinta-feira, 10 de junho de 2021

Coronavírus: precauções do durante a pandemia_ Pelo Dr Felipe Victer


  

 A pandemia  da Covid-19, doença pelo novo coronavírus, se alastrou pelo mundo de forma tão rápida que diversas teorias sobre a forma de disseminação foram e continuam sendo elaboradas para justificar esta curva. Neste contexto de tentar barrar a evolução, as especialidades médicas tentam identificar a melhor forma de proteger a equipe de saúde durante um procedimento usual. Infelizmente a demanda por equipamentos de proteção individual (EPIs) é tão alta que o seu uso deve ser racionalizado.

Coronavírus e cirurgias

Mesmo durante a pandemia, procedimentos invasivos de urgência continuam sendo necessários para o tratamento de pacientes que procuram o hospital e/ou desenvolvem alguma patologia que necessite de intervenção durante a infecção por corona vírus. Assim, levando em consideração que o vírus possa ser transmitido por gotícula ou aerossol, foi criado um algoritmo para a proteção DA equipe médica em conjunto com uso conservador de EPIs.

Objetivo

Avaliar a aplicabilidade do algoritmo criado com bases na literatura e entendimento atual,  como forma de proteger a equipe de saúde e racionalizar o uso de equipamentos de proteção..

Resultados

Em tempos de pandemia todos os pacientes são considerados infectados por Covid-19 até que se prove contrário. Este protocolo não foi aplicado em nenhuma cirurgia eletiva, visto que as mesmas estão suspensas. Nas cirurgias de emergências todos OS pacientes eram considerados infectados e assim todos OS equipamentos de proteção necessários (N95, gorro, máscara, capote, proteção ocular) devem ser utilizados.

Já  OS procedimentos de urgência eram classificados em baixo e alto risco de contaminação de acordo com a estimada carga viral do sítio cirúrgico e a possibilidade de criação de aerossol. Todos  OS procedimentos em vias aéreas e endoscópicos do trato gastrointestinal eram considerados de alto risco. Por similaridade cirurgias abertas ou laparoscópicas em alças intestinais na presença de contaminação grosseira também eram consideradas de alto risco.

 

  • Endoscopia digestiva;
  • Cirurgia intestinal com contaminação grosseira;
  • Traqueostomia;
  • Broncoscopia;
  • Cirurgias traqueobronquias/pulmonares;
  • Intubação orotraqueal;
  • Procedimentos em naso e orofaringe.

Conclusões

A pandemia tem necessitado que os hospitais se adaptem a novas estratégias e diretrizes para uma série de cenários clínicos diversos. Este algorítimo se baseia nos princípios da severidade da doença e o uso racional dos EPIs visto que há uma escassez dos mesmo no mercado mundial e que em cenário individual todos OS recurso deveriam ser utilizados.

Os pacientes eram avaliados para sintomas respiratórios sugestivos de infecção viral e se apresentassem alguma suspeita seria testado para RT-PCR de urgência. Se não fosse possível aguardar o resultado o paciente seria considerado infectado e a cirurgia realizada em critério de emergência. Um paciente com sintoma respiratório, porém com RT-PCR negativo, seria utilizado OS equipamentos de proteção usuais para uma cirurgia convencional.



Republicando ,mas sem poder visitar ainda.Marido para operar e eu com muitas dores nas pernas.

Mas tudo vai passar com fé em Deus!

 Cuidem_se! Feliz Dia dos Namorados!

7 comentários:

  1. A pandemia bloqueou tudo. Anda udo à deriva! :)
    -
    Já me cruzei num tempo orvalhado
    *
    Um excelente(feriado) dia de Portugal
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom fim de semana com paz e saúde amiga.
    Boas informações na partilha, devemos estar cada vez mais solidários no informar e ajudar, pois vamos sair bem desta.
    Beijo amiga e saúde ao marido, que Deus ilumine os procedimentos.

    ResponderExcluir
  3. Um texto informativo muito valioso!
    Xeros no coração!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Obrigado pela matéria com informações preciosas. Um tema que acho que teremos cada vez mais oportunidade falar e aprender.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo estar informado de todos esses pontos.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Texto muito útil!
    Obrigada por compartilhar.
    Um carinhoso abraço
    Verena.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!
Se me seguir,avise-me comentando para que eu retribua a gentileza.
Os posts estão divididos por categorias no menu à direita.
Basta escolher e clicar! Comente mais de um!
Marque as "reações" abaixo do post.É muito importante para mim!
Moderação de comentários que rapidamente são publicados.
Excelente navegação e prestigie_me sempre!
Comente,siga-me e recomende!
Veja a página até o final!
Existem muitas coisinhas para ver e curtir!
Beijos

Donetzka