segunda-feira, 27 de abril de 2020

Quarentena: como se adaptar nesse período?

Ambiente. A orientação básica é separar um espaço organizado e tranquilo, com boa iluminação e ventilação e que você possa sentar numa posição confortável e adequada. É importante que o local seja silencioso e limpo, com poucas distrações ao redor. A demarcação de espaço ajuda a lembrar que, Ali, você estará dedicado a suas atividades profissionais.
O home office pode ser uma oportunidade para cada colaborador entender melhor quais são seus momentos de maior produtividade e organizar sua agenda para isso. Se você é mais produtivo de manhã, por exemplo, pode se concentrar em tarefas mais importantes ou complexas e deixar demandas simples para outro ponto do dia.
Uma peculiaridade do home office é poder estar em contato constante com a família. A boa convivência nesse período parte da disciplina, organização e um entendimento comum de que, por um certo período do dia, algumas pessoas estarão trabalhando e que distrações devem ser evitadas. 
No horário de almoço e nos intervalos, conversar com os familiares  e brincar com as crianças, deixando o celular e o computador de lado, auxiliam a criar a ideia de que há espaços de descontração e espaços onde a privacidade deve ser mantida. Pensar em rotinas e criar brincadeiras em que os pequenos possam ter autonomia contribuem para que else se sintam menos ansiosos e consigam ficar sozinhos por mais tempo.
Mesmo com o estabelecimento de uma rotina e compreensão de todos, é comum que, em alguns momentos, surjam situações no dia a dia que possam interferir no trabalho e, consequentemente, na duração da jornada. Nesses casos, vale o bom senso: quando for possível, zele pela produtividade e evite ficar olhando redes sociais, vendo séries ou jogando. Durante esse período de trabalho remoto, a compreensão e empatia são essenciais. Funcionários e gestores precisam ter linhas de comunicação abertas e entender que algumas situações são inevitáveis e naturais, como ouvir um cachorro latindo ou ver uma criança correndo durante uma reunião por vídeo.
Ao longo da quarentena, a preocupação e o autocuidado devem ir além do momento de trabalho, afinal é difícil não se estressar em meio a uma pandemia. Esses cuidados incluem:

  • - Quando for ler sobre a COVID-19, escolher veículos confiáveis e respeitáveis, que tenham como fontes autoridades sanitárias e de saúde oficiais.

  • - Usar a tecnologia ao seu favor e manter o contato e a interação com amigos e familiares. Nessas situações, vale desde uma ligação ou uma mensagem, até marcar um happy hour virtual. O importante é socializar e não se esquecer do bem-estar das pessoas que você AMA.

  • - Preste atenção em você e nos seus sentimentos. Cuidar de si mesmo e da sanidade incluem atividades que te ajudem a relaxar (ler livros, assistir um filme, resgatar um hobby antigo ou encontrar um novo, procurar cursos online...), se exercitar regularmente, manter uma rotina de sono e se alimentar de forma saudável.
  • - Reconhecer o trabalho de quem está atuando no combate diário ao vírus, por meio de manifestações virtuais ou físicas vide, como por exemplo, o ato coletivo de bater palmas nas varandas e janelas para esses profissionais.

  • - Compartilhar histórias positivas (desde que elas sejam verdadeiras) de pessoas que tenham se recuperado da doença, boas ações, atitudes solidárias... É importante ver que não existem somente acontecimentos ruins nessa situação.
E USEM MÁSCARA SEMPRE!


6 comentários:

  1. Oi, suas dicas são fundamentais. Espero que essa quarentena cesse logo. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Dicas valiosas para nos organizar e viver esse isolamento em paz, sem angústias e desespero.
    Beijos e feliz semana!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem...Bem vida. Vai ficar tudo bem!
    -
    O que diz o meu olhar
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  4. A quarentena está a ser dura, Pelo que ouço e leio as pessoas estão terrivelmente cansadas. Oxalá essa situação termine, em bem, o mais rapidamente possível
    .
    Saudações amigas

    ResponderExcluir
  5. Isso aí Done!
    Uma hora isso vai passar.
    Boa nova semana pra nós,
    enquanto não passa vamos tomando
    todos os cuidados.
    CatiahoAlc. dos Blogs
    https://comentariosporaicoisatal.blogspot.com/
    https://frasesemreflexos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das recomendações, Donetska. Eu faço homeoffice e suas dicas me ajudaram bastante.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!
Se me seguir,avise-me comentando para que eu retribua a gentileza.
Os posts estão divididos por categorias no menu à direita.
Basta escolher e clicar! Comente mais de um!
Marque as "reações" abaixo do post.É muito importante para mim!
Moderação de comentários que rapidamente são publicados.
Excelente navegação e prestigie_me sempre!
Comente,siga-me e recomende!
Veja a página até o final!
Existem muitas coisinhas para ver e curtir!
Beijos

Donetzka