sexta-feira, 22 de maio de 2020

Coronavírus: precauções do durante a pandemia_ Pelo Dr Felipe Victer

A pandemia da Covid-19, doença pelo novo coronavírus, se alastrou pelo mundo de forma tão rápida que diversas teorias sobre a forma de disseminação foram e continuam sendo elaboradas para justificar esta curva. Neste contexto de tentar barrar a evolução, as especialidades médicas tentam identificar a melhor forma de proteger a equipe de saúde durante um procedimento usual. Infelizmente a demanda por equipamentos de proteção individual (EPIs) é tão alta que o seu uso deve ser racionalizado.

Coronavírus e cirurgias

Mesmo durante a pandemia, procedimentos invasivos de urgência continuam sendo necessários para o tratamento de pacientes que procuram o hospital e/ou desenvolvem alguma patologia que necessite de intervenção durante a infecção por corona vírus. Assim, levando em consideração que o vírus possa ser transmitido por gotícula ou aerossol, foi criado um algoritmo para a proteção DA equipe médica em conjunto com uso conservador de EPIs.

Objetivo

Avaliar a aplicabilidade do algoritmo criado com bases na literatura e entendimento atual,  como forma de proteger a equipe de saúde e racionalizar o uso de equipamentos de proteção..

Resultados

Em tempos de pandemia todos os pacientes são considerados infectados por Covid-19 até que se prove contrário. Este protocolo não foi aplicado em nenhuma cirurgia eletiva, visto que as mesmas estão suspensas. Nas cirurgias de emergências todos os pacientes eram considerados infectados e assim todos os equipamentos de proteção necessários (N95, gorro, máscara, capote, proteção ocular) devem ser utilizados.
Já os procedimentos de urgência eram classificados em baixo e alto risco de contaminação de acordo com a estimada carga viral do sítio cirúrgico e a possibilidade de criação de aerossol. Todos os procedimentos em vias aéreas e endoscópicos do trato gastrointestinal eram considerados de alto risco. Por similaridade cirurgias abertas ou laparoscópicas em alças intestinais na presença de contaminação grosseira também eram consideradas de alto risco.


  • Endoscopia digestiva;
  • Cirurgia intestinal com contaminação grosseira;
  • Traqueostomia;
  • Broncoscopia;
  • Cirurgias traqueobronquias/pulmonares;
  • Intubação orotraqueal;
  • Procedimentos em naso e orofaringe.

Conclusões

A pandemia tem necessitado que os hospitais se adaptem a novas estratégias e diretrizes para uma série de cenários clínicos diversos. Este algorítimo se baseia nos princípios da severidade da doença e o uso racional dos EPIs visto que há uma escassez dos mesmo no mercado mundial e que em cenário individual todos OS recurso deveriam ser utilizados.
Os pacientes eram avaliados para sintomas respiratórios sugestivos de infecção viral e se apresentassem alguma suspeita seria testado para RT-PCR de urgência. Se não fosse possível aguardar o resultado o paciente seria considerado infectado e a cirurgia realizada em critério de emergência. Um paciente com sintoma respiratório, porém com RT-PCR negativo, seria utilizado OS equipamentos de proteção usuais para uma cirurgia convencional.

5 comentários:

  1. Super didáctico. Gostei muito de ler. Tudo o que se faça para prevenis a infecção e/ou o alastramento do covid-19 é de agradecer e louvar
    .
    Cumprimentos
    Cuide-se

    ResponderExcluir
  2. Muito bem!
    Temos de ter muito cuidado para nos proteger-nos a todos. Cuide-se!
    -
    Versos em branco, de gratidão.

    Beijinhos e um excelente fim de semana! :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post. Didático. Essa pandemia não é brincadeira.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Ólá querida Done!
    Linda generosidade esta postagem com informações e cuidados.
    Que tudo esteja bem com você amiga.
    Cuide-se e vamos esperar a linda manhã.
    Saudades daqui.
    Beijo amiga

    ResponderExcluir
  5. Uma postagem muito informativa e útil, amei!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!
Se me seguir,avise-me comentando para que eu retribua a gentileza.
Os posts estão divididos por categorias no menu à direita.
Basta escolher e clicar! Comente mais de um!
Marque as "reações" abaixo do post.É muito importante para mim!
Moderação de comentários que rapidamente são publicados.
Excelente navegação e prestigie_me sempre!
Comente,siga-me e recomende!
Veja a página até o final!
Existem muitas coisinhas para ver e curtir!
Beijos

Donetzka